top of page

Tomando posse de meu olhar e sentimentos

  • Foto do escritor: Breno Xis
    Breno Xis
  • 22 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Uma aspiração em benefício de relações maduras

ree
Egon Schiele, The Embrace (detalhe), 1917

Quero discernir minha bagagem emocional da bagagem de outras pessoas para reduzir a pressão neurótica nos relacionamentos. A educação - a arte do cultivo da ciência - é uma das formas de acionar o modo exploratório conducente ao que não devo confundir: minha identidade, incluindo sentimentos, intenções - em resumo, a realidade de minha realidade.


Essa é uma incursão frequentemente tensa, pois discernir o que é de minha responsabilidade pode me conduzir à análise (e portanto, ao questionamento) de meus modos de olhar, como crenças que tomo como naturais, imutáveis e certas. No meio do caminho, muitas vezes deparo-me com o medo e com a queda, dentre outras experiências nem sempre agradáveis.


Para saber o que é meu e responder ao que é meu, e assim aspirar diminuir e eventualmente cessar projetar inconscientemente nas pessoas o que não é responsabilidade delas, retorno à minha própria jornada, ali onde fui mais violentado e me senti sozinho e carente.


Entro em contato com o corpo da frustração e com os comportamentos de luta e fuga construídos através dele. Ouço as vozes de violações, assaltos e traumas nos mecanismos psicológicos de defesa. Coleciono as identidades machucadas, as partes que lutam entre si. Sento-me e respiro com minhas sombras. Observo as máscaras, anseios e culpas que emergem. Aproximo-me do coração do apego e da fixação.


Todas essas experiências são o eu? O que delas é de minha responsabilidade? Quanto disso projeto de modo inconsciente, violento e desleal em outras pessoas? O que é nosso? Assim, contemplo meus limites, autocentramento e capacidade de resposta diante de minhas reatividades e sentidos. Admiro a ação e a potência de liberdade na experiência de confusão e condicionamento. O que sucede agora é matéria de aprendizado, atualização e cura.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
imagem do terapeuta breno xis, idealizador da autocuradoria
Breno Xis

Atendo pessoas interessadas em aplicar métodos clássicos de treino da mente para cultivar clareza, sensibilidade e conhecimento.

 

Saiba mais

 

Assine para saber de atualizações e receber a newsletter quinzenal:

Sucesso na inscrição. Boas vindas.

bottom of page