top of page

Mente no cotidiano

  • Foto do escritor: Breno Xis
    Breno Xis
  • 30 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

ree

Das instruções que recebi, esta que assevera a centralidade da mente no mundo. Experimento o mundo indissociável da mente. Sem uma mente não há, do ponto de vista do sujeito, um mundo a ser experimentado.


A palavra mente refere-se a algo aparentemente multifacetado. Ao contemplar a afirmação de centralidade da mente em minha experiência, passo a notar a ocorrência da mente no cotidiano. Descubro que, no meu caso, não há cotidiano sem mente.


Meu cotidiano: conceitos, projeções, mapas mentais, linguagem, fatores como atenção e sensibilidade, o chamado outro, o corpo. Sem esses componentes o que seria dos referentes de palavras como meu e cotidiano?


Dificuldade aqui é cair em visões extremas como o niilismo solipsista e o relativismo absoluto. Esta toma todas as opiniões como tendo sempre o mesmo peso. Aquela crê que só a mente é real e que tudo mais seria uma ilusão. Ambas as visões são refutadas pela lógica.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
imagem do terapeuta breno xis, idealizador da autocuradoria
Breno Xis

Atendo pessoas interessadas em aplicar métodos clássicos de treino da mente para cultivar clareza, sensibilidade e conhecimento.

 

Saiba mais

 

Assine para saber de atualizações e receber a newsletter quinzenal:

Sucesso na inscrição. Boas vindas.

bottom of page